top of page

          Vai, vai, vai começar a brincadeira...

 Tem palhaçada??? Tem sim senhor...

          Foi com muita música que anunciamos mais um dia de diversão, alegria e aprendizagem na EMEB Padre José Maurício. A turma do infantil V da professora Alline planejou o circuito da quinzena com o tema CIRCO. Nada melhor do

que desenvolver as habilidades corporais e motoras com uma proposta

de brincadeira livre planejada pelas próprias crianças, onde além do corpo, também usam a imaginação e a criatividade. Já para a turma da professora Alline, o aprendizado envolveu: a participação, o pensamento, o trabalho colaborativo, organização espacial, a linguagem oral e escrita. Para a equipe como um todo foi uma proposta envolvente e com muito entusiasmo.

DESCRIÇÃO DO PLANEJAMENTO (várias etapas em dias diferentes):

- Lista de atividades que as crianças lembravam-se de outros circuitos;

- Retomada de alguns circuitos com temas;

- Lista com temas de interesses das crianças;

- Escolha do tema a ser desenvolvido;

- Elaboração das atividades (algumas foram sugeridas pelas crianças e outras foram escolhidas por imagens a partir de algumas sugestões da professora);

- Elaboração e organização dos materiais a serem utilizados no dia do circuito.

Registro da professora Alline sobre o planejamento:

 

"Já havia conversado com as crianças com antecedência que um dia seria o nosso dia de elaborar o circuito, na ocasião eles ficaram empolgados. Quando chegou o dia foi muito gostoso ver as crianças relembrando as propostas que tivemos na escola e depois trazendo novas para compor a brincadeira. Por isso, as rodas de conversa foram muito tranquilas, com eles participando. A boca do palhaço foi sugestão deles, mas não sabíamos como faríamos, então uma pessoa da equipe fez o formato do rosto do palhaço como surpresa para as crianças. No dia que disse que tinha uma surpresa para a turma, mas que teriam que enfeitar para por no circuito, eles não viam a hora de começar e todos as crianças ajudaram fazendo bolinhas de crepom para o cabelo, em grupos pintaram o nariz, os olhos e o chapéus. Foi nítido o entusiasmo em realizar algo que deve ter tido muito significado para eles."

Depoimento da professora Maria dos Remédios ao acompanhar a turma da professora Alline no circuito:

 

"Senti nos rostinhos deles a emoção. Quando a professora Alline indagou quem sugeriu a teia de elástico, Ana Clara respondeu com um lindo sorriso: -'Fui eu prô, fui eu'. No final da apresentação, antes do inicio da brincadeira, a professora Alline muito emocionada falou: - Depois que liberar a música vocês podem brincar no circuito construído por quem? E todos responderam em alto e bom tom e orgulhosos: -' Por nós'."

bottom of page