top of page
A criança se acidentou, o que fazer?

          Onde há pessoas se movimentando, há também a possibilidade de acidentes, por mais cuidado que se tenha. Para a equipe escolar, quando uma criança se machuca é sempre motivo de preocupação. Por isso, é necessário que a equipe esteja preparada para socorrer a criança com tranquilidade e segurança.

         Como apoio as ações da escola, temos a orientação de primeiros socorros do SAMU (serviço de atendimento médico de urgência) e o documento de proteção integral da criança.

       Quando a criança cai: É importante que o adulto verifique se a criança consegue levantar-se sozinha, ou seja, evite levanta-la bruscamente. Assim, o adulto pode observar qual a dificuldade que a criança está apresentando e focar na parte do corpo que foi lesionado. Ao puxar a criança para tentar ajuda-lo, o adulto, pode piorar a lesão. Dê um tempo para que a criança recupere seus movimentos. Caso a lesão esteja aparente ou a criança tenha dificuldade de movimento, procure manter a criança imóvel, acalmando a criança.  Mande buscar ajuda de outro adulto e só movimente a criança após uma avaliação segura. Acione o SAMU imediatamente para as primeiras orientações.

        Quando há fraturas expostas: Não mexer na criança para retirá-la do local. Isole o local para evitar curiosos. Não dê nada para a criança beber, pois pode provocar náuseas. Se o sangramento estiver em excesso, enfaixar o local com pano limpo e de forma que fique bem firme. Se o pano encharcar, esse não deve ser retirado, mas sim colocar outro por cima. Chamar o SAMU imediatamente.

        Quando a criança bate a cabeça: Coloque gelo envolto em tecido no local para cicatrizar pequenos vasinhos rompidos. Observe se a criança apresenta sonolência, tontura ou vômito. Qualquer um desses sintomas pode indicar algum tipo de complicação, então chame o SAMU imediatamente. Se não tiver esses sintomas, mas apresentar um corte, então cubra o corte com um pano limpo para conter o sangramento. Chame um familiar para que possa analisar junto com a equipe escolar a necessidade de encaminhá-lo para os profissionais da saúde.

       Quando o nariz sangra: O nariz tem veias bem sensíveis que podem se romper por diversos motivos, mas isso não caracteriza riscos eminentes se a criança for socorrida devidamente. Para recompor a veia lesionada coloque gelo envolto em tecido ou papel entre o nariz e a testa. Dê um papel toalha ou um pano macio para que a criança limpe o sangue na saída do nariz. Não levante a cabeça da criança, pois isso não contém o sangramento, apenas o direciona para as vias respiratórias.  Não pressione o nariz, não deixe a criança assoar e nem lavar. Esses procedimentos prejudicam a cicatrização da veia rompida

      Quando a criança prende o dedo na porta: Procure acalmar a criança e dê um tempo para que os seus movimentos voltem, apesar da dor intensa, normalmente não ocorrem lesões. Se os movimentos não voltarem é necessário encaminha-la para o pronto socorro para uma avaliação mais apropriada.

        Quando a criança bate a boca: Verifique se houve algum abalo na dentição. Se houve, é necessário levar a criança à UBS para uma análise do dentista, seja dente permanente ou dente de leite. Caso o dente caia, então, coloque-o em um recipiente com leite e o leve para o profissional da saúde junto com a criança. Chame um familiar para acompanhar ao pronto atendimento.

        Quando a criança convulsiona: Não coloque nada na boca da criança. Afaste os objetos e mobiliários para que o espaço fique livre. Coloque algo em baixo da cabeça para protegê-la, evitando o atrito com o chão. Virar a cabeça da criança de lado. Espere que a criança pare de convulsionar para deita-la de lado.

       Quando a criança engasga: Quando o engasgo é parcial peça que a criança tussa. Se engasgar sem a passagem da respiração, coloque a criança no colo em uma única perna. Mão fechada no estomago e a outra aberta sobreposta. Faça compreensão na boca do estômago com movimentos subindo contando de cinco em cinco até a criança vomitar. Se a criança desmaiar, chame o SAMU.

DICAS IMPORTANTES:

- Mantenha a calma, o nervosismo só atrapalha;

- Usar luva cirúrgica para a segurança de todos os envolvidos;

- Usar sempre tecido limpo para ferimentos abertos, de preferência gaze;

- Tire as outras crianças do local;

- Sempre comunique o familiar da criança por caderno de ocorrência ou por telefone se precisar levar ao pronto atendimento.

Texto por Katia Rocco

bottom of page